Relembre os carros utilizados por Senna na Fórmula 1

Relembramos a história de Senna na F1 através dos carros pilotados pelo brasileiro nos dez anos em que ele esteve categoria, aqui desenhados pelo designer Camille De Bastiani.

1984 - Toleman TG183B
 1984 - Toleman TG183B

Temporada 1984 - 9º lugar / 0 vitórias / 13 pontos

Projetado por Rory Byrne para a temporada 1983, este foi o carro que marcou a estreia de Ayrton Senna na Fórmula 1, em 1984. Foram quatro provas com o modelo, que permitiu a Senna os primeiros pontos na categoria, com dois sextos lugares nos GPs da África do Sul e da Bélgica.

1984 - Toleman TG184
 1984 - Toleman TG184

Temporada 1984 - 9º lugar / 0 vitórias / 13 pontos

Da quinta etapa até o fim de 1984, Senna andou com este modelo, também projetado por Rory Byrne. Foi com este carro que o brasileiro conquistou o histórico segundo lugar no GP de Mônaco, além de mais dois pódios nos GPs da Grã-Bretanha e de Portugal.

1985 - Lotus 97T
 1985 - Lotus 97T

Temporada 1985 - 4º lugar / 2 vitórias / 38 pontos

Em 1985, Senna se transferiu para a Lotus e pilotou este carro, desenhado por Gérard Ducarouge e Martin Ogilvie. Com o 97T vieram as primeiras sete poles da carreira e a primeira vitória, no GP de Portugal, além de seis pódios e três voltas mais rápidas.

1986 - Lotus 98T
 1986 - Lotus 98T

Temporada 1986 - 4º lugar / 2 vitórias / 55 pontos

Com o 98T, também projetado por Gérard Ducarouge e Martin Ogilvie, Senna conquistou duas vitórias, oito poles e oito pódios, terminando o ano em quarto lugar no Mundial de Pilotos.

1987 - Lotus 99T
 1987 - Lotus 99T

Temporada 1987 - 3º lugar / 2 vitórias / 57 pontos

Foi com a última Lotus que pilotou, a 99T, que Senna conquistou a primeira vitória no GP de Mônaco. Assim como os modelos anteriores, foi projetada por Gérard Ducarouge e Martin Ogilvie. Naquele ano, Senna terminou o campeonato em terceiro, com a vitória em Mônaco e outra em Detroit, além de uma pole, três voltas mais rápidas e oito pódios.

1988 - McLaren MP4/4
 1988 - McLaren MP4/4

Temporada 1988 - Campeão mundial / 8 vitórias / 94 pontos

A estreia na McLaren se deu com este carro, desenhado por Gordon Murray e Steve Nichols. Logo no primeiro ano com o time de Woking, o brasileiro venceu oito das 16 corridas daquele ano, além de 13 poles, três voltas mais rápidas e 11 pódios. Com 90 pontos conquistados, o Senna bateu Alain Prost e conquistou o primeiro título mundial.

1989 - McLaren MP4/5
 1989 - McLaren MP4/5

Temporada 1989 - 2º lugar / 6 vitórias / 60 pontos

Tão dominante quanto o antecessor, o MP4-5, projeto de Neil Oatley, fez com que o campeonato se resumisse novamente a uma batalha Senna versus Prost. Mas desta vez o francês levou a melhor por quatro pontos e conquistou o título. O brasileiro conquistou seis vitórias, 13 poles e sete pódios, mas Prost foi mais regular e, com 11 pódios, levou a taça.

1990 - McLaren MP4/5B
 1990 - McLaren MP4/5B

Temporada 1990 - Campeão mundial / 6 vitórias / 78 pontos

Sem Prost e com Gerard Berger como companheiro, Senna pilotou uma versão atualizada do carro da temporada anterior - opção do time de projetistas, liderados por Neil Oatley. Com este carro, Senna venceu seis corridas e foi ao pódio em 11 das 16 corridas. Com 78 pontos, o brasileiro superou o francês, desta vez na Ferrari, para conquistar o segundo título.

1991 - McLaren MP4/6
 1991 - McLaren MP4/6

Temporada 1991 - Campeão mundial / 7 vitórias / 96 pontos

O carro do terceiro título. Seguindo a mesma linha de evolução, o projeto de Neil Oatley sofreu mudanças mais significativas na parte do motor, já que saiu do Honda V10 do ano anterior para um V12. Senna venceu sete etapas - uma delas foi a primeira em casa, em condições desfavoráveis em Interlagos - foi ao pódio em 12 das 16 corridas daquele ano e superou Nigel Mansell para chegar ao tricampeonato. Uma versão atualizada deste carro disputou as primeiras duas corridas de 1992.

1992 - McLaren MP4/7
 1992 - McLaren MP4/7

Temporada 1992 - 4º lugar / 3 vitórias / 50 pontos

Num ano em que a Williams foi imbatível com o FW14B, Senna pouco pôde fazer com o MP4-7. terminando o ano em quarto lugar, com três vitórias e seis pódios. Foi o último carro da McLaren com motor Honda até que a fabricante japonesa retomasse a parceria com o time, no ano passado.

1993 - McLaren MP4/8
 1993 - McLaren MP4/8

Temporada 1993 - 2º lugar / 5 vitórias / 73 pontos

A última McLaren de Senna estava equipada com motor Ford e era significativamente mais avançada em termos de tecnologia do que as antecessoras. Ainda assim, Senna não brigou de fato pelo título, apesar das vitórias marcantes no Brasil e em Mônaco (a sexta no principado), somando cinco ao final do campeonato e terminando como vice-campeão.

1994 - Williams FW16
 1994 - Williams FW16

Temporada 1994 - Sem pontos / 0 vitórias / 0 pontos

Quando finalmente realizou o sonho de se mudar para a Williams, Senna deu de cara com o FW16, projetado por Adrian Newey. O motor Renault seguia sendo o mais forte do grid, mas o carro tinha uma série de problemas no início da temporada. Os abandonos nos GPs do Brasil e do Pacífico colocaram muita pressão em Senna, que via um jovem Michael Schumacher abrir boa vantagem na liderança do campeonato. Em Imola, Senna havia conquistado a terceira pole do ano e buscava a recuperação no campeonato, mas o acidente na Tamburello interrompeu abruptamente a vida do brasileiro, aos 34 anos de idade.

Photo by: Camille De Bastiani - CdeB DESIGN

FONTE ORIGINAL DO TEXTO: https://br.motorsport.com/f1/news/relembre-os-carros-utilizados-por-senna-na-formula-1-1032556/#image-williams-fw16-driven-by-ayrton-senna

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