Os reis da Stock Car

No fim de semana, a Stock Car completou 39 aniversários cada vez mais solidificada como uma das principais categorias do automobilismo mundial. Muitos fizeram (e ainda fazem) história com seu nome na galeria dos vencedores

A principal categoria do automobilismo brasileiro — e cada vez mais consolidada no mundo do esporte a motor — completou 39 anos de história no último dia 22 de abril, iniciada no ano de 1979 no autódromo de Tarumã. No Velopark, também no Rio Grande do Sul, a Stock Car chegou a 483 corridas realizadas e um grande rol de lendas formadas durante todo esse tempo.

O site GRANDE PREMIUM selecionou uma lista com os maiores vencedores da história da Stock Car. Desta lista, dois venceram na rodada dupla de Nova Santa Rita: Cacá Bueno, depois de quase dois anos sem subir ao topo do pódio, e Daniel Serra, que igualou a marca de Ricardo Maurício com 17 triunfos.

Dentre os grandes vencedores da história, todos estão vivos, e apenas três deles não foram campeões: Adalberto Jardim, que ainda tem carreira ativa no automobilismo acelerando na Copa Truck; Xandy Negrão — em ação no Endurance Brasil ao lado do filho, Xandinho; e Thiago Camilo, que já triunfou três vezes na Corrida do Milhão e também foi vice três vezes, mas ainda persegue seu primeiro título. Destaque também para Felipe Fraga, que estreou na Stock Car em 2014, foi o mais jovem campeão da categoria dois anos depois e segue quebrando recordes.

Com o triunfo na corrida 1 no Velopark, Cacá ficou mais perto de chegar à marca de Paulão Gomes, o segundo maior vencedor da história, com 40 triunfos. Lá na frente, o mito vivo Ingo Hoffmann segue como Michael Schumacher na F1: imbatível como o dono do maior número de vitórias na Stock Car.

Fontes: Guia Shell Stock Car 2015 e Forix

Fotos: Acervo Ingo Hoffmann, Fernanda Freixosa e Duda Bairros (Vicar/Vipcomm)

10) Marcos Gomes – 12 vitórias

Marcos Gomes já tem 12 vitórias na Stock Car

 

Marcos Gomes já tem 12 vitórias na Stock Car

O ribeirão-pretano, hoje com 33 anos, é o primeiro filho de campeão da Stock Car a conquistar o título da categoria. Sucessor do lendário Paulão Gomes, Marquinhos começou sua trajetória vitoriosa no grid em 2007, um ano após sua estreia, quando venceu em Interlagos correndo pela equipe chefiada por Andreas Mattheis.

Seu apogeu, claro, foi no ano da conquista do título, em 2015, quando chegou a três vitórias naquela temporada correndo pela Cimed. No ano seguinte, Gomes subiu mais duas vezes ao topo do pódio, sendo a derradeira em Goiânia, ocorrida em 22 de maio. Já são, portanto, quase dois anos de uma seca de vitórias. Durante esse tempo, Marquinhos ficou perto muitas vezes. Ao que tudo indica, o dono do carro #80 tem todas as condições para voltar a vencer em 2018.

9) Felipe Fraga – 13 vitórias

Felipe Fraga na Stock Car

A carreira de Felipe Fraga na Stock Car ainda é bastante curta, com 89 largadas desde o ano da sua estreia, porém já bastante exitosa. Logo no seu debute, na Corrida de Duplas em 2014, alcançou a vitória ao lado de Rodrigo Sperafico. Era o cartão de visitas de quem já ‘chegava chegando’ à categoria. Daí em diante, o jovem escreveu sua própria história e fez história no elevadíssimo grid da Stock Car.

Mais jovem campeão desde sempre no certame, com 21 anos, cinco meses e nove dias, Fraga alcançou o Olimpo da Stock Car em 2016 e se afirmou como um dos mais completos pilotos do grid, ampliando ano após ano seu cartel de vitórias. Desde a estreia, Felipe venceu em todas as temporadas da Stock Car. Mesmo em 2017, um ano de altos e baixos, o tocantinense faturou quatro vitórias, marca que apenas o campeão Daniel Serra conseguiu.

E 2018 mostra que, mais maduro, Fraga vai ampliarsua coleção de troféus para não apenas lutar por mais títulos, mas também para seguir escrevendo da forma mais marcante seu nome na história da Stock Car.

8) Adalberto Jardim, Alencar Jr., Ângelo Giombelli e Fábio Sotto Mayor – 14 vitórias

Alencar Jr.

Adalberto Jardim, que em julho de 2018 vai completar 60 anos, tem uma das carreiras mais longevas da história da Stock Car. São nada menos que 247 corridas disputadas entre 1983 e 2006, números só inferiores a Ingo Hoffmann e Paulão Gomes. Neste período, o paulista conquistou 14 vitórias, figurando ao lado de três nomes históricos e campeões.

Ângelo Giombelli é dono de três títulos da Stock Car, todos eles ao lado de Ingo, na época em que era permitido correr em duplas. O catarinense de Ipumirim também é dono de 14 triunfos, sendo 13 em parceria com o ‘Alemão’.

Já Alencar Jr., um dos pioneiros da categoria, esteve presente desde a primeira corrida, em Tarumã. O goiano, campeão em 1982, correu até a temporada 1987, alcançando também 14 vitórias, em 87 corridas realizadas.

Também da chamada geração dos ‘Dinossauros da Stock Car’, Fábio Sotto Mayor, conterrâneo de Marcos Gomes, é outro da lista dos maiores vencedores da categoria a somar 14 triunfos na história. Campeão em 1988, o hoje ex-piloto acumulou vitórias desde 1983 até 1991, sendo o ano do título o mais marcante da carreira, com um total de sete conquistas em dez etapas, sendo seis delas em Interlagos — no mítico traçado de quase 8 km de extensão.

7) Ricardo Maurício e Daniel Serra – 17 vitórias

Ricardo Maurício

São dois dos nomes mais vitoriosos desta geração atual da Stock Car. Ricardinho, campeão em 2008 e 2013, faz parte do grid desde a temporada 2004, e desde então se firmou como um dos pilotos de melhor trajetória do seu tempo. Foram 17 vitórias neste período para o ‘Ligeirinho’.

Desde a etapa do Velopark, na semana passada, Maurício ganhou a companhia de Daniel Serra na posição 7 da lista dos grandes vencedores da Stock Car. Atual campeão, o também vencedor das 24h de Le Mans segue com uma fase esplendorosa vivida desde o ano passado, ampliando de forma destacada seu cartel. E certamente, Serrinha não vai parar nas 17 vitórias. Há muito mais por vir.

6) Xandy Negrão – 21 vitórias

Natural de Campinas, o empresário e piloto Xandy Negrão ainda dá as suas aceleradas, tanto que disputou a etapa de abertura do Endurance Brasil 2018 ao lado do filho, Xandinho. Mas é na Stock Car que seu histórico vencedor se destaca.

Xandy enfrentou dura concorrência nos seus tempos de Stock Car, correndo contra pilotos do calibre dos ‘monstros sagrados’ Ingo, Paulão, Chico Serra. Mesmo assim, Negrão esteve entre os ponteiros durante um bom período entre 1995 e 2001, faturando quatro vice-campeonatos.

No grid por exatos 20 anos, entre 1983 e 2003, Xandy faturou 21 vitórias, sendo a última delas conquistada no saudoso circuito de Jacarepaguá, quando Negrão corria pela equipe de Andreas Mattheis. Anos depois, os dois formariam uma grande parceria no não menos saudoso GT Brasil.

A seguir, confira imagens da primeira vitória de Negrão na Stock Car, em Tarumã na temporada 1995, com a narração de Luiz Carlos Largo.

5) Thiago Camilo – 23 vitórias

Thiago Camilo

É o vencedor ‘milionário’ da lista. Desde que a Corrida do Milhão passou a fazer parte do grid da Stock Car, em 2008, jamais outro piloto venceu tanto quanto Thiago, que triunfou em 2011, 2012 e 2015. A peculiaridade é que o paulista, hoje piloto da equipe chefiada por Andreas Mattheis, é o maior vencedor ainda sem título na Stock Car.

O filho de Bel Camilo está na Stock Car desde 2003 e começou a vencer a partir da temporada seguinte. Thiago chegou quebrando recordes e foi o mais jovem a triunfar na categoria, com 20 anos, cinco meses e oito dias. A marca só foi quebrada quase dez anos depois, quando Fraga venceu a Corrida de Duplas de 2014 com 18 anos, sete meses e 20 dias.

4) Chico Serra – 33 vitórias

Chico Serra

Ícone da Stock Car, Chico Serra chegou a disputar uma corrida na categoria, em 1981, mesmo ano em que iniciou seu caminho na F1, onde fez parte do Mundial por três temporadas, correndo pela Fittipaldi e pela Arrows. Na volta ao automobilismo brasileiro, recomeçou sua jornada na Stock Car em 1986, e daí em diante se firmou como um dos maiores nomes não só da sua geração, mas de todos os temos do certame.

Chico correu regularmente na Stock Car até o fim da temporada 2009, aliando presenças nas Corridas de Duplas de 2014 e 2015. Serra viveu seu auge no esporte na virada do século, entre 1999 e 2001, quando faturou o tricampeonato consecutivo, sendo um dos grandes ‘dinossauros’ ao lado de Ingo e Paulão. Uma geração que marcou época no esporte a motor nacional.

3) Cacá Bueno – 36 vitórias

Cacá Bueno

Cinco vezes campeão e outras cinco vezes vice, Cacá Bueno vai muito além de ser ilustre filho de Galvão Bueno: o piloto, hoje com 41 anos, é um dos maiores pilotos do automobilismo brasileiro na história. Ainda com muita lenha para queimar, o único carioca em atividade no grid da Stock Car segue brilhando e mostrando competitividade.

Já se vão 16 anos da primeira vitória de Cacá, alcançada em casa, no finado circuito de Jacarepaguá, em 2002. Desde então, Bueno trilhou uma rota vitoriosa que levou ao Olimpo do esporte a motor nacional, transitando sempre no topo ao longo de gerações, seja a de Ingo, Chico e Paulão, passando pela época de outros grandes nomes como Marcos Gomes, Rubens Barrichello, Átila Abreu, Thiago Camilo, Rubens Barrichello e Max Wilson, até a novíssima geração encabeçada por Fraga.

Cacá acrescentou mais um triunfo ao seu cartel depois de vencer a principal corrida do fim de semana no Velopark, chegando a 36 triunfos, a quatro de alcançar o top-2 da lista. Parece ser questão de tempo para o pentacampeão, perto de chegar à marca de outra lenda da Stock Car.

2) Paulo Gomes – 40 vitórias

Paulo Gomes

Paulo de Melo Gomes foi o primeiro campeão da Stock Car. Mas a carreira de Paulão foi marcada por outras tantas vitórias e muitos títulos nacionais, cerca de 15, além do segundo lugar no chamado Grupo 5 das 24 Horas de Le Mans em 1978 ao lado de Marinho Amaral e Alfredo Guaraná Menezes.

Ao longo da sua carreira na Stock Car, Paulão travou inúmeros duelos com Ingo, que foi seu maior rival nas pistas do Brasil.

Além do enorme cartel de vitórias e dos quatro títulos conquistados — 1979, 1983, 1984 e 1995, Gomes tem uma das carreiras mais longevas da história da categoria, com 248 largadas desde a primeira corrida da Stock Car até 2004, quando encerrou sua trajetória vitoriosa de 26 temporadas e incríveis 40 vitórias no currículo.

1) Ingo Hoffmann – 77 vitórias

Ingo Hoffmann

O maior de todos. Ingo ‘Alemão’ Hoffmann é detentor dos principais recordes de performance da Stock Car. Dono de 12 títulos (não perca a conta: 1980, 1985, 1989, 1990, 1991, 1992, 1993, 1994, 1996, 1997, 1998 e 2002), 60 poles e 332 corridas disputadas entre 1979 e 2008 — além da participação na Corrida de Duplas de 2015 ao lado de Rubens Barrichello, Ingo também é o recordista de vitórias na Stock Car.

Lenda viva do esporte brasileiro, Ingo vez em quando aparece no paddock da Stock Car, mas divide seu tempo atualmente em duas frentes: se diverte nas expedições pela América Latina a bordo da sua moto e cumpre aquela que é sua maior vitória na vida: o Instituto Ingo Hoffmann, que atua em parceria com o Centro Boldrini para ajudar crianças portadoras de câncer e suas famílias.

Por essas e outras, Ingo Hoffmann é um grande campeão não apenas dentro das pistas, mas um grande campeão da vida.

FONTE ORIGINAL DO TEXTO: https://grandepremium.grandepremio.com.br/10/materias/os-reis-da-stock-car

CONFIRA TAMBÉM EM NOSSO BLOG: Nelsinho fala em paciência em início na Stock Car