No Kart Indoor, o conceito “menos é mais” funciona?

Quando começamos a analisar os pilotos, fica claro, para quem já entende os fundamentos da pilotagem de kart indoor, que a maioria deles cometem erros básicos, porém críticos, que acabam com o tempo de uma volta e, por consequência, de uma corrida.

Um desses erros é muito fácil de ser observado e não é preciso ser um piloto super-experiente ou um coach para poder observá-lo. Quando iniciamos a nossa “carreira” no Kart Indoor, nós desenvolvemos algumas técnicas por conta própria e, junto com elas, desenvolvemos alguns vícios.

Entendemos por vícios tudo aquilo que pode levar você, prematuramente, ao Ponto de Maturação Técnica. Já falamos sobre esse ponto em outro post do Blog, então não vamos gastar caracteres com isso agora.

Um vício de pilotagem para pilotos de Kart Indoor é algo ruim. Eles funcionam como limitadores nos 30% de técnica (lembra da proporção dos 60/ 30/10? Também está na matéria do Ponto de Maturação) que o piloto deve ter.

Depois de observar quase 300 alunos presenciais para quem já ministramos cursos, e observar diversos pilotos de alto, médio e baixo desempenho em todos os principais eventos de Kart Indoor no Brasil e no mundo (sim, Maurício Pereira é Campeão Mundial de Kart Indoor em 2014), fica claro que o principal problema que os pilotos enfrentam é o EXCESSO DE VELOCIDADE.

Preste bastante atenção: não estamos falando que este é o único problema, ele é apenas o mais evidente. Fazendo uma análise sem estudo empírico, estimamos que cerca de 90% dos pilotos carregam consigo esse vício, uns de forma mais evidente, outros de forma mais sutil.

O excesso de velocidade é a tradução de overdrive, termo que é utilizado muito no automobilismo e que é bem comum encontrar entre os pilotos de Kart Indoor.

Mas de onde vem e como posso eliminar o overdrive?

Percebemos que a maioria dos pilotos a quem ministramos cursos e que possuem o overdrive, muitas vezes não percebem que têm esse vício de pilotagem. É algo já automatizado, é parte intrínseca de sua pilotagem.

Podemos associar isso à falta de atenção ao que realmente importa em uma pilotagem e à ansiedade.

1. Falta de atenção ao que realmente importa: em nossos cursos presenciais e online, deixamos bem claro para nossos alunos a base da pilotagem. Foco no caminho e nos pontos-chave. Estes são temas extremamente complexos e são abordados apenas nos cursos pagos da Academia do Kart.

2. Ansiedade é um grande problema, eleva o nível de adrenalina e nos leva a tomar decisões erradas. A adrenalina nos ajudar em reações primitivas, como fugir ou atacar, mas para o Kart Indoor ela é um desastre.

Ambos são problemas da base da pilotagem. A concentração é os 60 da nossa matriz (lembra?), e esses problemas interferem em sua técnica (os 30 da nossa matriz, lembra?).

Esses dois fatores juntos levam o piloto de Kart Indoor e Rental a manter uma velocidade acima do possível durante a execução das curvas (overdrive é excesso de velocidade nas curvas), por isso que deixamos claro que “menos é mais” quando queremos ser rápidos.

Se você não entendeu, vou deixar mais claro: para sua volta ser mais rápida, você precisa diminuir mais a sua velocidade quando for fazer uma curva.

Parece sem sentido, mas é isso mesmo — se você estiver acima da velocidade!

O aluno pergunta: “Coach, significa que quanto mais lento eu for nas curvas, mais rápida será minha volta?”

O Coach responde: “Não, a relação não é direta. Lembre-se que a volta mais rápida é do piloto que percorreu o MENOR CAMINHO com a MAIOR VELOCIDADE POSSÍVEL. O ideal é estar no limite da velocidade, mas nem sempre conseguimos.”

O Coach complementa: “É fundamental entender os prejuízos assumidos quando se está acima da velocidade máxima possível de uma curva. A perda é exponencial, significa que um pouco acima da velocidade é uma perda grande. Quando estamos abaixo da velocidade máxima, a perda é linear. Se estamos um pouco abaixo do limite, perdemos apenas um pouco.”

Se você conseguir assimilar esse conceito, temos certeza que começará a observar a sua pilotagem de outra maneira. Coloque em prática o que passamos aqui e, se quiser aprofundar o seu conhecimento sobre overdrive, e como superá-lo definitivamente, procure um dos nossos cursos ou Coachs.

Uma dica muito boa é gravar os seus treinos e corridas e analisar, depois. Durante a corrida, a sua ansiedade pode atrapalhar, rsrsrs.

Fonte original do texto: http://academiadokart.com.br/dicas-de-pilotagem/post/no-kart-indoor-o-conceito-menos--mais-funciona

Confira também: Entenda o Principal Motivo de Você não Conseguir Melhorar no Kart Indoor