Com "VHS virtual", McLaren reproduz volta mágica da pole de Senna em Mônaco, 1988

Usando a tecnologia, equipe mostra por vários ângulos "a melhor volta que você nunca viu", já que o momento não foi captado pelas câmeras; na ocasião, brasileiro colocou um segundo e meio em Prost

Em maio de 1988, Ayrton Senna ainda não tinha sido campeão, mas já era famoso por suas façanhas ao volante de um carro de Fórmula 1. Algumas delas, no entanto, não chegaram a ser captadas pelas câmeras de TV. É o caso da mágica volta de classificação que deu ao brasileiro a pole position para o GP de Mônaco daquele ano, colocando 1,5s no segundo colocado, seu companheiro Alain Prost.

Para resolver esta falha da época, a McLaren usou a criatividade e as facilidades tecnológicas de hoje em dia. Com os dados das parciais daquela volta, recriou o desempenho de Senna no comando do modelo MP4/4 em um videogame e convidou a lenda Murray Walker - o narrador de F1 britânico mais icônico de todos os tempos, hoje aposentado - para descrever o feito. O vídeo foi batizado como "a melhor volta que você nunca viu".

Para completar o clima retrô, efeitos visuais simulam a reprodução de um filme em VHS, incluindo os chiados na imagem e os caracteres iguais aos da época. O que é possível notar quando aparecem os tempos que definiram o grid. Com 1m23s998, Ayrton colocou nada menos que 1s427 sobre o companheiro de McLaren, Alain Prost, e 2s687 sobre a Ferrari de Gerhard Berger.

Resultado do treino classificatório do GP de Mônaco de 1988 em gráficos da época, no vídeo criado pela McLaren para reproduzir a volta da pole position de Ayrton Senna (Foto: Reprodução)

Resultado do treino classificatório do GP de Mônaco de 1988 em gráficos da época, no vídeo criado pela McLaren para reproduzir a volta da pole position de Ayrton Senna (Foto: Reprodução)

Este desempenho nas ruas do Principado assombroso garantiu a 19ª das 65 poles que o brasileiro conquistaria ao longo da carreira. No entanto, Senna (que vencera pela primeira vez em Monte Carlo no ano anterior, em 1987, de Lotus), não veria a bandeira quadriculada daquela corrida em 1988. O brasileiro bateu a 12 voltas para fim da prova, quando tinha quase um minuto de vantagem para Prost. O francês ficou com a vitória.

Senna aniquilou Prost nos treinos do GP de Mônaco de 1988 (Foto: Getty Images)

Senna aniquilou Prost nos treinos do GP de Mônaco de 1988 (Foto: Getty Images)

Nos anos seguintes, no entanto, Senna não daria chances aos adversários. Vencendo todos os GPs de Mônaco disputados entre 1989 e 1993, ele chegou a seis conquistas nesta pista, um recorde até hoje, e ganhou o apelido de "Rei de Mônaco".

Fonte original do texto: https://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/com-vhs-virtual-mclaren-reproduz-volta-magica-da-pole-de-senna-em-monaco-1988.ghtml