A trajetória e carreira de alguns pilotos de F1 no kart

O Kart é o começo da maioria dos pilotos de F1 no automobilismo. Dos anos 70 para cá, raros foram os pilotos que não começaram no kart, iniciando suas carreiras diretamente em monopostos, outros carros de corrida e mesmo motocicletas, vamos nesse artigo, citar a trajetória, títulos e conquistas de alguns pilotos e ex-pilotos de F1 no kart.

Michael Schumacher, o maior piloto em número de títulos na (7) e vitórias na F1 (91), teve uma trajetória vencedora no kart, seu pai administrava o Kártódromo da cidade Alemã de Kerpen e ele  começou a correr aos 14 anos, em 1984 e 1985 ele foi campeão alemão de Kart na categoria júnior, em 1987 ele foi campeão Alemão e Europeu  de Kart ao mesmo tempo, Schumacher  foi logo para os monopostos, em 1988 ele  estreou na fórmula Koning, mas mesmo depois de ter vencido os campeonatos de F1, Schumacher continuava treinando de kart, ele tinha um Kart particular com o qual treinava frequentemente nas férias da F1, quando ele corria para “não perder os reflexos”.

Schumacher

Ele dizia que o Kart era a melhor forma de manter os reflexos para um piloto, e Schumacher correu  várias vezes o torneio que Felipe Massa  organizava em Santa Catarina, o  Desafio  dos  Campeões, onde pilotos de várias  categorias andavam com Karts  Iguais. Infelizmente esse Desafio não existe mais e em 2001 já com 4 títulos de F1, ele  abriu  uma exceção e correu o mundial de Kart em Kerpen na Alemanha, mas não terminou a prova.

Alan Prost

Alan Prost que tem 4 títulos na F1 e tem 51 vitórias na categoria, teve uma trajetória no Kart curta, começou em 1971 a correr de kart e correu até 1975, depois foi para os monopostos. Conquistou no Kart os títulos, de tricampeão na categoria Júnior nos campeonatos Europeus de Kart. Em 1975 ao mesmo tempo que corria de kart, fez a escola de pilotagem ELF e foi o melhor aluno de todos. Como prêmio, em 1976, ganhou a temporada completa campeonato francês de Fórmula Renault, dando início a sua carreira nos monopostos até chegar a F1.

Nigel Mansell

Nigel Mansell, Campeão mundial de F1 em 1992, vencedor de 31 GPs, e da Fórmula Indy em 1993, estreou no Kart aos 10 anos. Seu pai lhe deu um Kart e competiu como kartista até os 22 anos. Ele correu  muito tempo de kart, hoje aos 17 anos vários pilotos já saem do Kart para  monopostos. Mansell conseguiu sua primeira vitória no Kart somente aos 14 anos e Mansell apesar de conquistar algumas vezes o título no Inglês de Kart, não teve uma carreira tão vitoriosa nos anos que correu.

Fernando Alonso

Fernando Alonso, Bicampeão Mundial de F1 em 2005 e 2006, 32 vitórias na categoria, começou no Kart em 1988 na categoria cadete com apenas sete anos. Em 1989 e 1991 ele foi Campeão das Astúrias na categoria Cadete, em 1993 e 1994 foi campeão Espanhol na categoria Júnior. Em 1995 ele foi terceiro colocado no Mundial de Kart, em 1996 foi campeão  Mundial de Kart  na categoria Júnior, em 1998 no seu último ano correndo de Karts, foi campeão Espanhol e do torneio Paris Bercy, hoje Alonso é dono de um Kártódromo na cidade de Mogral, no norte da Espanha.

Mika Hakkinen

Mika Hakkinen, Bicampeão mundial de F1 nos anos de 1998 e 1999, com 20 vitórias na categoria, teve seu primeiro título no kart em  1978, onde foi campeão  Finlandês. Em 1979 foi Bicampeão do seu País de Kart e em 1982 foi campeão do Troféu Ronnie Peterson de Kart na Suécia. De 1983 a 1986 ele foi campeão Europeu de Kart, em 1986 ele disputou ao mesmo tempo o Finlandês de Kart, Europeu de kart. No final daquele ano estreou nos monopostos de F-Ford, deixando para trás a carreira no kart.

Kimi Raikonen

Kimi Raikonen, campeão mundial de F1 em 2008, com 20 vitórias na categoria, começou sua carreira no kart já na adolescência. Em 1998 ele foi Campeão Nórdico de kart. Em 1999 foi vice-campeão Europeu de Kart e no mesmo ano foi campeão na Finlândia de Kart na categoria Fórmula A. Ele competiu poucos anos de kart, no final de 1999 começou a competir de monopostos e em 2001, estreava como piloto da Sauber na F1.

Nico  Rosberg, Campeão  Mundial de Fórmula 1  em  2016, com 23 vitórias na carreira, teve no kart os seguintes resultados considerados relevantes: em 1997 foi campeão Francês, em 1999 foi quarto colocado no Europeu de kart, em 2001 ele terminou em 16º no Mundial de Kart. Rosberg não teve quase títulos no kart.

Sebastian Vettel, Tetracampeão  de  F1, Conquistou seu primeiro título no kart em  2001 no Torneio  de Kart de Mônaco na categoria júnior e também foi campeão alemão e europeu de kart na mesma categoria. Vettel correu 8 anos de kart. Em 2002, seu último ano no kart, foi sexto colocado no campeonato europeu de kart. Em 2003 ele foi correr de monopostos na Fórmula BMW Alemã.

Lewis Hamilton tetracampeão de F1, no kart teve os seguintes títulos: campeão Britânico de Kart em 1995 na categoria cadete, em 2000 foi campeão Europeu de Kart e ganhou o prêmio nesse ano de melhor piloto de kart daquele ano, em 1993 ele ganhou o troféu de campeão Britânico de kart da revista Inglesa  de automobilismo Autosport das mão de Ron Dennis e ele disse, ao receber, que um dia guiaria para ele, e alguns anos depois, quando tinha apenas 11 anos, passou a ter a carreira financiada pelo dirigente, que cumpriu todas as etapas, desde o kart até sua chegada à McLaren  na  F1 em 2007. Um dos seus maiores adversários no Kart foi Nico Rosberg, com quem dividiu a equipe do pai, Keke Rosberg. No seu último ano  no Kart, Hamilton disputou seu último Mundial, mas assim como seu ídolo, Ayrton Senna, não conseguiu conquistar o título.

Felipe Massa, Vice-campeão mundial de F1 em 2008, com 11 vitórias na categoria, em  1997 foi campeão da tradicional prova de longa duração de Kart, as 500  Milhas  Da  Granja  Viana, em  1997 ele foi  terceiro colocado no Brasileiro de Kart na categoria  graduados. Por vários anos Felipe competiu nas 500 milhas da Granja e ele organizou por anos o Torneio de Kart Desafio das Estrelas, onde vários  pilotos de diversas categorias corriam com karts iguais.

Alguns pilotos de F1, que tiveram carreiras vitoriosas na F1, no Kart tiveram poucas conquistas. Outros tiveram diversas conquistas no Kart e poucas na F1, mas há algo que é unânime quando falamos com os principais pilotos das principais categorias: o Kart é a categoria de base para qualquer piloto hoje em dia  que queira chegar na F1 ou ser um grande piloto de automóveis.

Fonte original do texto: http://www.nobresdogrid.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=2338:a-trajetoria-e-carreira-de-alguns-pilotos-de-f1-no-kart&catid=87:espaco-karting&Itemid=177

Confira também: Você sabe Pular no Kart Indoor?